Quebra cabeça pra geladeira

Olá… eu vou chegando assim meio sem graça, um tanto quanto inseguro e com um pouco de vergonha. Afinal, a responsabilidade em manter o conteúdo da Inventare é grande, pois a Diana é uma das pessoas mais criativas que conheço, escreve muito bem e tem ideias geniais… além de ser muito linda.

Eu deveria ter iniciado as postagens antes, mas final e início de ano são sempre um pouco conturbados e por aqui vivemos sempre vivemos com mil e uma atividades. Mas a partir de agora eu honrarei meu compromisso e prometo que passarei por aqui com frequência.

Então, pra dar início eu trago aqui um trabalhinho que fizemos para a Revista Educar que está sendo veiculada no mês de janeiro.

Com filhos em casa é quase impossível não acompanhar as tendências do cinema de animação e quase sempre os filmes são vistos e revistos dezenas de vezes. Aqui em casa, assim como em muitas outras, o que está em alta e não sai do aparelho é Frozen – Uma Aventura Congelante.

Tentamos sempre buscar atividades que envolvam as crianças e que permitam que eles explorem a criatividade e possam “desconectar” de computadores, televisão e outros dispositivos por algum tempo. E quando a atividade mistura trabalho manual e os personagens da vez é sucesso garantido.

Então resolvemos fazer um quebra-cabeça imantado do Olaf pra brincar na geladeira ou em outras superfícies metálicas.

Pra fazer essa atividade precisaremos de uma folha imantada que pode ser comprada em qualquer papelaria, canetinhas (alaranjada, preta e marrom no caso do Olaf) e uma tesoura.

Busque na internet uma imagem que queira reproduzir e copie para a folha imantada, caso não tenha habilidade para copiar imprima em folha sulfite normal e passe para a folha imantada usando papel carbono.

Depois disso é deixar que as crianças pintem, sem importar-se com perfeição ou com detalhes e depois de pronto é só recortar em tamanhos conforme a idade da criança e está pronta a diversão!

Areia da lua – faça você mesmo

Sabe aquela areia muito legal, moldável e toda bacana que a gente encontra em lojas de brinquedo? Pois hoje vamos aprender uma maneira de fazer a brincadeira de uma forma lúdica e caseira. E ainda garantir a segurança caso um bebê, que gosta de experimentar tudo nesse mundo, queira entrar na brincadeira!
Separamos para essa atividade quatro xícaras de farinha de trigo e uma de óleo de soja. Juntos misturamos bem os dois ingredientes e em poucos minutos já estava pronta a nossa areia.

A textura fica muito parecida com areia da praia, já que se molda muito bem em pequenas forminhas, fica fofinha e não é oleosa. Ainda tentamos misturar um pouco de corante alimentício para colorir, mas a mistura não ficou homogênea e isso pode ser descartado.
Bernardo fez castelos como se estivesse na beira do mar, usando utensílios de nossa própria cozinha, garantimos um bom tempo de diversão, invenção e estímulo a criatividade.

Já Natália de apenas um ano, ficou impressionada e atenta com a textura, todo o toque em suas mão e pés eram observados e repetidos. E como já era de se esperar, em um momento de minha distração, ela experimentou a mistura.
Sabe, normalmente preparo essas atividades pensando no menino, mas é a segunda vez que ela me impressiona por seu interesse e disposição para brincadeiras como essa.
Preparar a areia da lua em casa é uma ótima oportunidade de desenvolver uma atividade sensorial, de falar sobre economia e “faça você mesmo” e de estimular o trabalho em equipe. (Principalmente na limpeza pós brincadeira!). Essa é uma forma barata de estimular as crianças e passar um tempo de qualidade e diversão com elas!

E depois que a farra acabar a areia se bem vedada, pode ser guardada para outras ocasiões! Aqui mesmo ela já rendeu brincadeira para várias oportunidades. Principalmente para Natália, que ainda não perdeu o interesse no assunto. E é ótimo brincar com eles na segurança da sacada e sentadinha sem correr atrás de nenhum filho!

Perfeito para as férias, super indico!

Tinta caseira

Vocês já viram por aí, nas redes sociais, uma imagem de tinta caseira tirada do pinterest estimulando que os pais façam tinta caseira para seus filhos? Então, fui atrás da receita e aproveitei as férias para testar a tinta e saber se realmente vale a pena fazer com as crianças.

Resultado: Vale sim! Ela não substitui a tinta comum, não tem como usar em trabalhos e atividades escolares. Mas a farra, a brincadeira, o desenvolvimento do pensar e o criar envolvidos no processo com certeza valem uma boa farra com todos juntos.

Natália tem apenas nove meses e como vocês poderão assistir no vídeo, aproveitou intensamente e se envolveu em nossa produção. O estímulo visual e tátil são bem interessantes nessa idade e sem medo de se sujar, durante uma meia hora, ela nem sequer me procurou, ficou muito compenetrada em todo processo e de forma lúdica tocou em tudo que sentiu vontade. Nenhuma vez colocou tinta na boca.

Sugiro que a atividade seja feita no pátio. Como moramos em apartamento, o nosso pátio é o mundo!

E por fim, o vídeo ficou um pouco escuro, falta de experiência. Mas vale pelo passo a passo, que não é didático, que acontece como uma conversa e reflete o como nós trabalhamos juntos. Como vocês podem ver uma atividade como essa é diversão e aprendizagem para pais e filhos.

Se você gostou do vídeo, inscreva-se em nosso canal. Esse ano teremos novidades por lá também!

Monstro sanfonado – DIY

Crianças em férias? Que tal propor uma atividade gostosa para divertir e entreter os pequenos? Separa aí uns pedaços de papelão (eu usei papel bismarck, mas ficou um pouco molengo), tinta, pincel, tesoura, uns colchetes, um pouco de entusiasmo e disposição e chama os rebentos.

Comece cortando duas tiras com 50 cm de comprimento e 5 cm de largura. Essas tiras serão o início do corpo sanfonado. Depois corte mais duas tiras com o mesmo comprimento, mas a essas acrescente a cabeça do monstro (pode ser um jacaré, um pacman…). Então pintem!

Coloquem os colchetes para fazer a sanfona:

E divirtam-se!

Brincamos de monstro tentando pegar o Bernardo, com direito a corrida desenfreada pelo apartamento, e também ele brincou sozinho mastigando brinquedos, almofadas, Natália e móveis.

Diversão garantida, controle de tédio, tempo de qualidade e fotos lindas ou seu dinheiro de volta!

Quer ficar por dentro de todas as ideias da Inventare? Curta nossa página no facebook!

Feras em férias – PicNic no Parque!

Eu simplesmente adoro fazer picnic. Ainda vou ter uma toalha xadrez e uma cesta adequada. Mas o fato de não ter, nunca impediu da gente ir ao parque, estender uma toalha da cozinha no chão, levar comidas e bebidas, e brincar descalço na grama.

Então a dica é: Pegue seu filho e leve ao parque, ou qualquer lugar que tenha grama e um pouco de sombra, estenda uma toalha e façam uma refeição ao ar livre. Não tem criança que não sonhe em participar de um picnic como esse. E batam fotos, pois os sorrisos e a felicidade são tão espontâneos que os registros ficam ótimos!

Fera em férias – Dedoches de feltro

Hoje eu trouxe um projeto que preparamos juntos e que não imaginava que faria tanto sucesso. São dedoches de feltro.

Eu adoro feltro. É um material barato, fácil de encontrar e manipular. E os resultados dos trabalhos podem ser encantadores.

Como escolhemos o personagem que iriamos reproduzir juntos, o vencedor foi aquele que anda em alta aqui em casa, acho que vocês já notaram… Eu queria ter feito personagens de uma história de conto de fadas, até para trabalhar no teatrinho depois, mas procuro respeitar o máximo possível as escolhas do Bernardo nesse quesito.

Para reproduzir em casa os dedoches você precisará de:

-Feltro nas cores dos personagens.

-Cola para tecido.

-Molde.

-Canetinha para desenhar alguns detalhes no final.

Como nós fizemos os Angry Birds, vou disponibilizar os moldes no final do post.

 

Comece recortando os moldes, nesse caso conforme instruções impressas.

Em seguida transfira as imagens para o feltro, para recortar. Não esqueça de cortar o corpo duas vezes, para poder fazer o orifício para os dedos.

Depois de recortado vem a etapa da montagem e colagem, e aqui novamente a criança pode participar. Bernardo adorou essa parte!

Depois é só esperar secar, aproveitar para treinar a paciência… E estão prontos!

O projeto é muito fácil de ser reproduzido, pois não utiliza agulhas e afins. Com cola tudo se resolve.

E depois a imaginação toma conta da cena. Já fui os porcos, já fui os pássaros, já fui a trilha sonora e já assisti centenas e centenas de fases diferentes.

E o bom desse brinquedo é que podemos brincar juntos no aconchego do sofá. Pois com um barrigão de sete meses já sinto dificuldade de brincar sentada no chão.

Sei que as férias já estão perto do fim, mas ainda dá tempo de dedicar um tempo para auxiliar a imaginação e o contato com o mundo dos filhos!

Imagens para download e impressão:

Feras em férias – criando um auto posto reciclável!

Essa semana criamos juntos uma pista auto posto. Mais uma vez recorremos ao depósito de ideias do papai, e conseguimos toda matéria prima necessária para desenvolver nossa nova arte.

Com duas caixas, que um dia serviram para proteger materiais de informática, começamos a construir nossa pista. O trabalho durou mais de um dia, pois como usamos tinta e muita cola, durante várias vezes no processo tivemos que esperar o tempo agir.

Foi bastante tempo de dedicação e planejamento. E muito interesse do Bernardo para conclusão da obra. Terminamos ontem, e ele já brincou muito, muito mesmo, com a pista. Sem dúvida valeu a pena o trabalho.

Modo de fazer:

Pegue o material que você tiver em casa, pode ser caixa de sapato, potes de iogurte, caixa de leite, o que tiver mesmo. E use muito a sua imaginação. Sente com seu filho, explique o que está imaginando e comecem a trabalhar juntos.

Se você tiver uma menina, pode criar um fogão, uma casa de bonecas, coisas do universo feminino. Ideias não faltarão.

Muito mais de metade do que eu tinha imaginado ficou para trás, pois ele entende muito mais do funcionamento de uma pista auto posto do que eu (ele acha que entende de quase tudo mais do que eu… hehe).

E ainda aproveitei para ensinar sobre as faixas de ultrapassagem e tentar educar um futuro motorista consciente.

Durante todo o processo ainda procuro estimular nele a importância da reciclagem, buscando formas de se divertir usando a imaginação, o esforço e a economia.

Feras em férias – parte III

Não sei nem se essa dica caberia, pois misturar criança e água é uma maneira tão fácil e óbvia de mante-la feliz e ativa que não é novidade nenhuma.

Aqui em Jaraguá do Sul, nós contamos com uma praça das águas, que fica em uma empresa, a Carinhoso. E onde magicamente a água brota do chão em pequenos esguichos do mais puro deslumbramento e alegria. Mas uma mangueira serviria muito bem para a tarefa!

O resultado: Um menino rindo muito feliz, longe da televisão e outros artifícios de sossego, e dispersando muita energia!

Aproveitei para fazer as fotos da semana, e unir um post ao outro, já que o tempo para internet fica reduzido com a minha fera em férias!

Feras em férias – Parte II

A dica de hoje foi preparada em total trabalho de equipe. Como já falei para vocês o calor dos últimos dias tem me deixado com total falta de disposição, e assim as vezes vou eu, o barrigão e as pernas inchadas para o alívio do ar condicionado, e então maridão assume o controle e a criatividade para distrair o Bernardo.

Quando sai do quarto me deparei com os dois empolgadíssimos na confecção dos pássaros e porcos do Angry Birds (jogo mais do que famoso!).

Paulo gosta de guardar itens de reciclagem em uma caixa que chama de “Depósito de ideias” e eventualmente os dois juntos preparam grandes projetos e brincadeiras totalmente reciclados.

Juntando um pai disposto, alguns potinhos usados, tinta e muito amor vocês podem conferir o resultado da brincadeira.

Depois de tudo seco, sentei e brinquei com ele. Enquanto tirava fotos e ficava hiper mega entusiasmada com cada lançamento de pássaro.

Acredito no tempo dedicado aos filhos, tempo de verdade, aquele que você senta e não dispersa. Acredito que isso desenvolve muito mais que o intelecto, desenvolve laços que fortalecerão a criança como adulto.

E por fim, mais uma tarde de diversão com televisão desligada, pouco investimento, muitas risadas e tédio do lado de fora!

Feras em férias – Biscoitos de leite condensado.

Ontem enquanto o Bernardo tinha uma pequena crise de tédio, fiquei pensando em maneiras de distraí-lo de forma criativa e lúdica, sem grandes investimentos. Morar em apartamento dificulta um pouco as opções, mas não para quem tem horas e horas para aproveitar com qualidade o tempo com as crianças.

Esse pensamento logo se ligou a outro e assim surgiu a ideia de preparar uma pequena série para o blog, intitulado de “Feras em férias”, e a partir de hoje irei elaborar alguns posts para essa categoria, ajudando assim mães e pais que estejam na mesma situação, enquanto aproveito para bagunçar e me divertir por aqui!

Como Bernardo adora a cozinha, e fazer os biscoitos de natal foi uma experiência divertida e gostosa, resolvi começar a série preparando junto com ele biscoitos de leite condensado.

Fazer os biscoitos é muito fácil, sem dificuldade culinária, mas é sim trabalhoso, requer paciência e disposição, mas adoro ver o resultado, seja no cheirinho que toma conta da casa, no resultado saboroso, ou na carinha do Bernardo!

Ingredientes:

3 colheres de margarina

1 lata de leite condensado

Farinha de trigo até dar ponto

1/2 xícara de amido de milho para ficar levemente crocante.

Amasse bem até obter uma massa lisa e boa de manipular.

Espalhe a massa e corte os biscoitos, essa é a parte mais divertida do processo. Usei forminhas do conjunto de massa de modelar do Bernardo, assim obtemos biscoitos em formato de círculo, quadrado, estrela e alguns animais.

Coloque em uma forma de pizza untada e enfarinhada, e leve ao forno até começarem a escurecer, cerca de 5 minutos, se ficarem muito tempo no forno elas ficarão muito duras.

E por fim passamos os biscoitos no açúcar de confeiteiro, para ficarem mais charmosas e bonitas.

Os biscoitos ficaram perfeitos para o gosto do Bernardo. Por mim teria acrescentado condimentos ou nozes, sabe, dado uma incrementada. Mas se tivesse feito isso Bernardo não comeria, e como queria que os biscoitos fosses especiais para ele, assim ficaram.

Bom apetite e boa sorte!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...