Qual o valor da felicidade? Quanto tempo ela dura? Onde ela está?

É bastante complexo esperar de um filho com menos de 10 anos uma compreensão sobre a vida e sobre esse consumismo desenfreado que nos devora dia após dia, sendo que demoramos no mínimo mais de três décadas pra começar a refletir seriamente sobre o assunto. E sendo ainda que há uma quantidade enorme de nós que finda sua vida sem sequer demonstrar algum interesse em compreender isso.

Quanto tempo dura a felicidade

É correto dizer que as crianças são mais simples, precisam de menos e por consequência são menos propensas ao consumo. Mas é correto também dizer que há um sistema programado para nos corromper brutalmente já nos primeiros anos de vida por meio da mídia, seja através de anúncios explícitos ou velados, fazendo-nos acreditar que realmente nossa vida depende de brinquedos, tecnologias, marcas, datas especiais e tantas outras coisas fúteis.

As bases mais reais para nossa felicidade normalmente não tem nenhum valor monetário. Não é correto fundamentarmos nossa busca por felicidade em coisas externas, seja em pessoas, em posições sociais, em eventos ou até mesmo em algum tipo de reconhecimento.

Penso que quando condicionamos a felicidade ao atingimento de certos objetivos, corremos o sério risco de termos em nossas mãos uma felicidade de pouquíssima duração, a qual normalmente dura o tempo de encontrarmos algum outro objetivo.

Se eu conseguir “isso” serei feliz, mas quando conseguimos “isso” vemos que tem mais aquilo e depois vem aquilo e aquilo e o ciclo nunca acaba.

E é uma responsabilidade nossa ensinar isso aos nossos filhos, mas filhos não são animais de estimação que podem ser adestrados e será muito frustrante para ambos os lados se houver tentativas forçadas.

Mais que orientadores, sejamos exemplos vivos daquilo que gostaríamos de ver em outras pessoas, ainda mais quando essas outras pessoas forem nossos próprios filhos. Pois com muita sabedoria Oscar Wilde disse que “nada do que realmente vale a pena aprender, pode ser ensinado”.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário em “Qual o valor da felicidade? Quanto tempo ela dura? Onde ela está?

  1. parabéns, pela reflexão é verdade eu tento trabalhar isso comigo e com meus dois filhos a felicidade não está em ter mais em ser, ser feliz pelo simples fato de está vivo.
    estava com saudades dos seus postes de acompanho tem tres anos nunca comentei nada, mais acho lindo e de grande valor seus postes copio muita ideia suas beijo carla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *