Proibir ou participar? A internet pode sim, ser uma aliada na educação dos filhos.

A nossa tendência, como pais e mães, ao desequilíbrio quando se trata da educação dos filhos é assustadora. É comum que na posição de educadores e com a responsabilidade que temos de proporcionar aos nossos filhos experiências saudáveis, incorramos no erro de imprimir neles posturas que jamais conseguimos ter enquanto filhos.

A internet pode ser uma aliada na educação dos filhos

Há muita coisa com as quais só conseguimos lidar de forma mais ou menos correta depois de muita experiência, portanto exigir que os filhos compreendam e tenham discernimento sobre certas coisas já na infância é, no mínimo, ingenuidade.

Sim, existem exageros para os dois lados. E é por isso que chamamos de desequilíbrio. Enquanto alguns pais proíbem terminantemente o uso de qualquer dispositivo eletrônico e evitam ao máximo que as crianças conectem-se à internet na intenção de evitar interações nocivas, outros pais aproveitam e fazem deste artifício a babá digital perfeita.

Manter-se em uma posição equilibrada é algo extremamente difícil e desconheço pais que possam ser considerados realmente equilibrados. E nos incluo nisso, embora eu acredite que seja a coisa certa a ser feita, não é algo que conseguimos cumprir cabalmente com nossos filhos.

A internet é um universo aberto que pode ser utilizado de forma muito saudável e muito mais importante que monitorar o que os filhos fazem ou proibi-los de ter acesso é acompanhar, participar, estar junto e fazer desse desse um momento de aprendizado e troca de experiências.

A participação dos pais nas atividades dos filhos, sejam elas lúdicas ou apenas um passatempo na internet, é imensurável, pois além de proporcionar uma aproximação real com os pequenos, desperta neles a confiança e a segurança de ter nos pais uma figura amiga.

Participação dos pais nas brincadeiras dos filhos

Aqui em casa gostamos de brincar longas horas os quatro juntos, de criar coisas, de deixar livres a imaginação e a criatividade, mas também não nos privamos de usar a tecnologia que temos a disposição. E na medida possível buscamos fazer isso juntos, sem proibir os filhos e sem deixá-los desassistidos.

Um site que as crianças aprenderam a gostar e que acabamos nos divertindo muito juntos é o www.jogosonlinegratis.org. Há uma infinidade de opções, passatempos, jogos educativos, desenvolvimento de habilidades motoras, jogos que ajudam a desenvolver o raciocínio e muitos outros.

Mas mais importante que as atividades que são feitas é o tempo que investimos ao lado deles, podendo acompanhar de perto o seu desenvolvimento e criando memórias que os acompanharão por toda a vida.

* Este foi um post patrocinado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário em “Proibir ou participar? A internet pode sim, ser uma aliada na educação dos filhos.

  1. Pronunciamento oportuno e necessário. Grato por partilhar, Miguel. Na condição de monge e educador para a sustentabilidade, recebo como um chamamento e autorização a uma ação mais efetiva, como praticante budista. Vamos juntos. Gassho, mãos em reverência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *